Escolher um gato

Menino ou menina?
Podemos (e devemos) pensar antecipadamente se queremos um gato macho, à partida mais meigo e dedicado, ou fêmea que, desde que o permitamos, nos poderá dar a grande alegria de presenciar uma maternidade e aumentar o número de felinos lá por casa.

Em termos de comportamento, as diferenças não se impõem de uma forma muito mais definida. Resta pois, pensar se vai querer chamar Constantina ou Leopoldino ao seu gato...

Um gato de raça ou simplesmente um gatinho ‘comum’?
Os gatos ‘rafeiros’ são o ideal para quem não tem pretensões a criador de gatos. Dotados de um excelente ‘carácter’ que os torna especialmente afectuosos, leais e brincalhões, adequam-se perfeitamente a uma casa de família.

Para quem se sente deslumbrado com o desafio dos concursos e a eventual possibilidade de se dedicar à atividade de criador, o ‘pedigree’ é fundamental. Muitas são as raças à escolha e os respectivos ‘traços de personalidade’, pelo que se aconselha um estudo relativamente aprofundado antes de se dar o passo decisivo. Como tal, ouvir a opinião de alguém entendido pode ser uma boa ajuda para saber qual a raça que mais se adequa aos futuros donos.