Gatos limpos, gatos felizes.

Limpinhos
Os gatinhos são, por natureza, animais limpos, pois começam a aprender com a progenitora como se devem lavar e, após 6 semanas, já se lavam sozinhos. Embora, na maioria dos casos, os gatos sejam autossuficientes no que diz respeito à higiene, os seus companheiros humanos desempenham um papel importante em mantê-los limpos e saudáveis.

Como se lavam a si próprios
Os gatos levam muito a sério a lavagem e a higiene, dedicando mais de três horas e meia por dia a algo que aparenta ser apenas uma atividade engraçada. Muitas vezes, o seu gato estica-se e revira-se todo, assumindo posições bastante invulgares para se lavar.

Enquanto se lavam, a sua língua áspera estimula a secreção das glândulas sebáceas, para que o pelo fique coberto com uma camada que os protege da água. Se o gato não conseguir chegar a determinada parte do corpo com a língua, ele lambe as patas e serve-se delas como escovas.

Os humanos dão uma ajuda
Regra geral, os gatos lavam-se sozinhos. No entanto, por vezes apreciam uma pequena ajuda. Os seres humanos podem dar uma mãozinha, escovando o pelo com um pente fino e uma escova.

Os gatos de pelo comprido precisam de uma escovadela todos os dias, a fim de evitar que o pelo fique emaranhado, se enrole e forme bolas. Além do mais, os gatos gostam da sensação de serem escovados, sendo esta uma atividade que o unirá ainda mais ao seu amigo peludo.

Dica: os olhos e orelhas de um gato são muito delicados. De vez em quando, com um pano húmido poderá limpar o "sono" dos cantos dos olhos. Porém, deixe as orelhas com o veterinário.

Limpeza do caixote de areia
Assegure-se que o caixote de areia do seu gato tem sempre areia suficiente. Retire a areia húmida imediatamente, se possível, e mude a areia pelo menos uma vez por semana.

Lave o caixote com água e com detergente de lavar a loiça. Uma vez que os gatos naturalmente procuram um local sossegado para urinarem e defecarem, preferem um canto da casa onde possam servir-se do caixote de areia em privado. Não deverá ser colocado perto dos pratos com a comida dele.

Zona onde o gato come e dorme
Os gatos prestam muita atenção à limpeza dos pratos de comida e da zona onde estes se encontram. Se um gato achar que o prato não está suficientemente limpo, poderá recusar-se a comer. Significa que deverá passar os pratos por água com regularidade.

Quanto à zona onde o seu gato dorme, é algo que o próprio gato irá provavelmente escolher por si mesmo. Ele fica satisfeito com um sítio sem corrente de ar, sossegado, quentinho e aconchegado. Basta sacudir as almofadas de vez em quando, e lavá-las ocasionalmente.