Lambidelas e garras

Lambidelas
Manter-se limpo e impecável é extremamente importante para o seu gatinho, que gasta muitas horas do seu dia nessa função. Porquê? Bem, ao lamber o pelo, o gato fica numa melhor condição, controla os parasitas e fortalece os laços sociais. Mas às vezes, pode haver um exagero nas lambidelas.

Demasiadas lambidelas
Às vezes, este gesto de lamber pode ser levado a extremos e o lamber nervoso pode causar queda parcial de pelo. Isso pode acontecer se o seu gatinho se sente stressado – ou até mesmo entediado. Tente descobrir o que pode estar causar esse comportamento no gato, remova a fonte do stresse e leve-o ao veterinário para um rápido check-up.

Bolas de pelo
Sabia que a língua do seu gatinho está coberta de pequenos 'pentes'? Estes ajudam a remover o pelo solto e a manter o pelo em ótimas condições. No entanto, o gato não consegue cuspir o pelo que fica preso (ou seja, acaba por engolir). Isso significa que a qualquer momento vai ter que vomitá-lo. Pode não parecer agradável ou soar bem sequer, mas não há motivo para alarme, pois este é realmente um comportamento normal e eficaz.

E lembre-se, que, se o seu gatinho parar de se limpar a si próprio isso pode ser um sinal de que ele está doente – nesse caso fique atento e certifique-se que está tudo bem.

Garras
As garras do seu gatinho ajudam-no a caçar para comer, a equilibrar-se em superfícies lisas e escorregadias, e a segurar as coisas, por exemplo.

As garras estão protegidas e raramente se danificam. No entanto, convém fazer um controlo regular para garantir que estão em boas condições. Se for um gato de interior, convém fazer esse controlo com maior frequência (os gatos de rua afiam as garras nas árvores ou em cercas).

Compre um arranhador
Se tiver um gatinho interior, esta é uma excelente opção – e a melhor para o seu mobiliário, também!

Pergunte ao seu veterinário
Se perceber que as garras são muito longas, leve o gato ao veterinário para cortá-las pela primeira vez. Dessa forma, pode observar e obter algumas dicas se decidir fazê-lo sozinho, posteriormente.

  • Use um corta unhas normal ou compre um especial numa loja de animais.
  • Corte as unhas num local com boa luz.
  • Evite cortar as unhas pela base.
  • Tenha um snack de recompensa pronto a servir.