Exame de saúde caseiro: experimente!

Muita atenção
Ninguém conhece melhor o gato do que o próprio dono e com a ajuda do nosso exame de saúde caseiro em cinco pontos, é possível tornar-se os olhos e ouvidos do seu veterinário e fazer ao seu gato um exame mensal.

Se detetar sinais de problemas de saúde, contacte o veterinário e providencie tratamento antes que algo sério se desenvolva.

Exame de saúde caseiro mensal em cinco pontos:

1. Exame de peso.
Pese o seu gato. Observe se houve mudanças no peso olhando por cima do animal para ver se existe uma discreta "cintura" atrás das costelas. Coloque as duas mãos nas costelas do gato. Se o animal estiver dentro do peso certo, pode sentir as costelas, as quais, no entanto, não devem evidenciar-se muito.

Procure bolsas de gordura na região das virilhas entre as patas traseiras e abaixo da barriga.

Se o seu gato estiver acima do peso, converse com o seu veterinário sobre programas de redução de peso. Elimine petiscos esporádicos e alimente o animal unicamente com refeições e petiscos apropriados e aprovados. Certifique-se de que o animal faz também um pouco de exercício, começando lentamente com breves períodos de atividade, aumentando gradualmente esses períodos

Se achar que o seu gato perdeu peso inesperadamente, deve fazer uma visita ao veterinário para ser efetuado um exame.

2. Exame de pelagem e pele
Afague o pelo do seu gato. Aquele deve ser uniformemente macio da cabeça à cauda. Separe o pelo perto da cabeça e ao longo da espinha para procurar por caspa de menor ou maior intensidade ou cortes.

Procure sinais de pulgas (sedimentos ou grãos negros) na base da cauda, na parte posterior e na região do estômago. (pode fazer o tratamento contra pulgas com champôs, "sprays", preparações específicas e pós).

Se o seu gato tem uma pelagem baça ou opaca, pode ser que tenha alguma deficiência de nutrientes ou doença. Fale com o seu veterinário acerca das condições subjacentes.

3. Exame de olhos e ouvidos
Olhos: puxe suavemente para baixo a pálpebra inferior do seu gato. A região deve ser rosada. A região branca dos olhos do animal deve ser de um branco brilhante sem sinal de vermelhidão. Observe se o tamanho da pupila é normal e verifique a reação da pupila à luz. Fique atento em caso de evacuação colorida ou excessiva que é um sinal de infeção.

Ouvidos: os ouvidos do seu gato devem estar limpos, ter cor rosada (mas não um rosado brilhante) e livres de sedimentos e odores fortes. Procure cerume, especialmente cerume negro, que pode indicar a presença de acarídeos ou infeção.

Dica: faça uma visita ao seu veterinário caso detete quaisquer problemas nos olhos ou ouvidos do seu animal de estimação.

4. Exame de dentes e gengivas
Afaste os lábios do seu gato das gengivas e faça pressão firme com um dedo sobre um dente superior. Após retirar o seu dedo, a marca branca causada pela pressão do mesmo na gengiva deve voltar à cor rosada. Abra a boca do animal para inspecionar todos os seus dentes. Procure acumulações de tártaro que podem ser de cor amarela a castanha escura e podem igualmente originar doenças nas gengivas. Essas acumulações devem ser extraídas por veterinários.

Para prevenir contra as acumulações de tártaro, leve regularmente o gato ao veterinário para uma limpeza dentária e use escovas e pastas de dentes feitas especialmente para animais de estimação. Dê ao seu gato petiscos mastigáveis feitos especificamente para eliminar a placa.

5. Exame de sinais incomuns
Procure altos ou inchaços anormais no seu gato. Coloque ambas as mãos na cabeça do animal e mova-as para baixo até ao queixo. Depois, atrás das patas dianteiras, abaixo do dorso, descendo o dorso, acima das ancas e descendo as pernas. Procure nas garras e almofadas plantares por cortes e fissuras. Comunique ao seu veterinário a existência de qualquer alto.
Informe-se sobre o que é "normal" para o seu gato e sua raça, para poder identificar quaisquer anomalias ao efetuar o exame mensal. Recomendamos que peça conselhos ao seu veterinário sobre os procedimentos a seguir.

Fonte: WCPN- The World's Leading Authority on Pet Care and Nutrition (autoridade mundial para o Cuidado e Nutrição do Animal de Estimação).